Quem é Shirley ?

Esta é a página de Shirley Santos para a divulgação de tudo sobre os seus trabalhos como escritora, resenhas sobre livros que leu,  o seu lado fotógrafa, além de um blog sobre a sua vida como estudante e outros assuntos.

Apresentando a  Autora

 

Nascida em 16 de abril na cidade de Osasco – SP. Morou por 13 anos no Rio de Janeiro – RJ, onde finalizou os seus estudos do ginásio. Ao voltar para o estado de São Paulo, iniciou os seus estudos acadêmicos em 2010 na PUC – Campinas – SP no curso de Licenciatura em Matemática. No entanto, resolveu mudar de ares antes de finalizar o curso. Até o ano de 2016, cursava Cinema e Audiovisual na Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu – PR. Infelizmente, depois da perda da filha, nada na sua vida foi igual, por isso desistiu do Cinema por ficar muito longe da família. Hoje, se dedica em escrever os seus livros e voltou aos estudos, agora como estudante Letras. Também está cursando artes gráficas na escola Epic.

Quando era adolescente, pensava em escrever milhares de histórias, a maioria era de fantasia. Chegou a colocar algumas coisas no papel, entretanto, se perdeu no tempo, por causa de problemas familiares. Foi somente no final do ano de 2013 que decidiu, realmente, escrever. No princípio, não era um livro, na verdade, era um diário de memórias e pensamentos sobre qualquer coisa para tentar melhorar de uma crise de depressão. Contudo, veio a ideia de fazer uma ficção com alguns detalhes dessas memórias, além de se inspirar em duas novelas estrangeiras que ama.

Em 2014, a sua filha também se apaixonou pelo mundo da literatura, tanto que a autora fez de tudo para comprar os livros que a menina desejava, inclusive, a levou para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A paixão da filha pelos livros fez Shirley Santos olhar para a história que estava escrevendo com outros olhos, por isso passou a se dedicar mais para melhorá-la. Antes do falecimento de sua filha Maria, em 2015, Santos autorizou que a menina lesse os primeiros capítulos e o entusiasmo da garota foi intenso, dando-lhe mais energia para continuar a escrever. O problema é que a sua história cresceu tanto que virou três livros. Atualmente, já está escrevendo o livro 2.

Contudo, veio a dor da perda e, por um tempo, pensou que não voltaria a escrever ou ler mais nada. Mas foi por causa dessa dor que decidiu voltar a escrever, para ajudá-la a enfrentar a sua difícil realidade. Hoje se dedica não somente a história que iniciou em 2013, mas também a uma segunda ficção, uma Fantasia, pensando nas coisas que a Maria lhe dizia que gostava de ler nos livros que tanto amava.

Santos adora animes, principalmente os clássicos Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon. Ama ouvir música, principalmente rock. A música e sua filha são suas maiores inspirações.